Passo a passo: Barrado de 3 pétalas de crochê
Os pontos altíssimos é que compõe este belo barrado. Sem dúvida, sua delicadeza ressalta quando usado um fio mais fino.
Mas para o passo a passo, utilizei um fio mais grosso para poder visualizar melhor os pontos.
Pontos empregados e amostra
Basicamente os pontos são o altíssimo com até 4 voltas e correntinhas. Embora este ponto tem sua particularidade, é um ponto em “Y”, é bem simples e a imagem para entender o ponto você verá no fim do passo a passo.
Entretanto, para formar o desenho, a quantidade de pontos deve ser múltiplo de 15.
O desenho do barrado é formado com 6 carreiras, mas se quiser um barrado maior, basta aumentar a carreira que se repete 3 vezes, isto é, a segunda carreira.
1ª carreira
- Passo 1: a primeira carreira é de ponto alto e correntinhas. *1 ponto alto; 2 correntinhas; pule duas casinhas*; repita de * a *.
2ª carreira
- Passo 2: para iniciar a carreira , 6 correntinhas; +3 correntinhas, *um ponto “Y” inverso com 4 voltas(veja detalhes no final do passo a passo). Dê 4 voltas na agulha, e lace um a um e deixe a última laçada na agulha.
- Passo 3: 3 correntinhas, 1 ponto “Y” com 3 voltas. Veja a ilustração do ponto no final do passo a passo. 3 correntinhas, faça outro ponto “Y”, repetindo de * a * do passo 2.
- Repita o passo 2 de * a * e o passo 3.
3ª e 4ª carreira
As terceira e quarta carreiras são iguais as da 2ª carreira. Portanto , repita os passos 2 e 3.
5ª carreira
- Passo 4: inicialmente faça 5 correntinhas; 1 ponto altíssimo com 3 voltas, na pétala da carreira de baixo; *3 correntinhas; 4 pontos “Y” no ponto “Y” da carreira de baixo. 3 correntinhas;1 ponto altíssimo com 3 voltas, na pétala seguonto do ponto de baixo; deixe a última laçada na agulha e faça outro ponto altíssimo com 3 voltas na pétala seguinte da carreira de baixo* . Repita de * a *.
Aliás, veja o detalhe do ponto “Y” no final do pass0 a passo.
6ª Carreira
- Passo 5: para iniciar , faça 5 correntinhas. * E, seguindo os pontos da carreira de baixo, faça 1 ponto altíssimo com 4 voltas, deixando a última laçada na agulha; 1 ponto altíssimo com 3 voltas, deixando a última laçada na agulha; 1 ponto altíssimo com 2 voltas, deixando a última laçada na agulha; e finalmente, 1 ponto alto, deixando a última laçada na agulha. Feche as 4 laçadas de uma só vez e finalize a pétala, faça 8 correntinhas*. Repita de * a *.
Pontos “Y” e “Y” Inverso
Ponto “Y”
- Passo 1: 1 ponto altíssimo, 1 correntinha e 1 laçada introduzindo na 1ª extração de elos e puxe-a.
- Passo 2: Perpasse a agulha laçada com a linha em duas etapas conforme “A” e “B”.
- Passo 3: Finalize com o ponto alto, conforme “C”.
Ponto “Y” Inverso
- Passo 1 : Dê 2 voltas na agulha, lace 2 elos e deixe uma laçada na agulha, pule 2 casinhas, faça o ponto alto (A), deixando a última laçada na agulha. Feche os 2 pontos altos (B) e finalize, fazendo 1 ponto alto, com a última laçada que está na agulha(C).
Obs.: os pontos empregados neste barrado é com ponto altíssimo de 3 voltas, portanto, aumente as voltas para seguir o desenho abaixo.
Barrado com 3 pétalas com gráfico
Abaixo, o barrado com o gráfico para visualização e acompanhar o barrado.
Enfim, um barrado muito delicado que com certeza valorizará a peça!Beijins
Claudia
Deixe seu comentário